Tipos de alisamentos: qual o melhor para seus cabelos

By Thais Almeida - janeiro 03, 2017

Olá, vidocas! Tudo bem com vocês?


Apesar de muitas mulheres estarem aderindo à moda dos cabelos cacheados, a maioria continua dando preferência ao tradicional cabelo liso escorrido. Além de ser mais prático, esse tipo de cabelo costuma deixar as mulheres mais seguras com suas aparências. Quem deseja manter os fios lisos conta com vários tipos de alisamentos no mercado, porém é importante que você saiba antes qual é o mais indicado para os seus cabelos, evitando consequências drásticas. Antes de procurar um alisamento químico, informe para seu cabeleireiro quais químicas já foram usadas em seus cabelos, pois a mistura de algumas substâncias pode quebrar os fios.

Entenda a diferença existente entre escova progressiva, definitiva, inteligente, relaxamento e alisamento fotônico Hoje, diversos alisamentos ajudam também a hidratar o fios e a deixá-los com aspecto natural

 Escova progressiva

Indicação: Todos os tipos de cabelos.
Resultado: Alisa os fios ondulados. Já os crespos e armados perdem volume.
Princípio ativo: “Em geral ela tem formol, mas na quantidade permitida pela Anvisa”, diz Guilherme Andrade, da empresa Soft Hair Cosméticos.
Etapas do tratamento: Os fios são lavados com xampu de limpeza profunda e aplica-se o produto, mecha por mecha. Em seguida é feita a escova e o cabelo é pranchado, para selar as cutículas e garantir a absorção dos princípios ativos. Aguarde três dias para lavar os fios.
Duração: A escova é feita de modo gradual. Ou seja, a cada vez que você realiza o tratamento, mais lisos ficam os fios. Os efeitos dela duram, em média, três meses.

 Escova definitiva

Indicação: Fios naturais ou alisados.
Resultado: Cabelo extremamente liso, sem balanço natural.
Princípio ativo: “Leva tioglicolato ou hidróxido de amônia”, explica Eduardo Martinez, técnico capilar da Star Active Cosméticos.
Etapas do tratamento: Depois de lavar com xampu de limpeza profunda e aplicar o produto alisante, o cabelo é pranchado com a chapinha aquecida a 200ºC, mecha por mecha. Isso realinha a fibra do fio, deixando-o ultraliso.
Duração: O resultado é permanente. Para tirar o efeito da escova, só cortando o cabelo. “É preciso fazer o retoque na raiz, conforme o cabelo for crescendo. Assim, não ficará diferente do resto”, lembra Eduardo.

 Escova Inteligente

Indicação: Todos os tipos de cabelos.
Resultado: Os fios finos ou ondulados ficam lisos. “Para o cabelo crespo e armado há redução de volume”, alerta Patrícia Hufnagel Toscani, engenheira química da Ponto 9 Cosméticos.
Princípio ativo: O produto usado é à base de tioglicolato de amônia.
Etapas do tratamento: O cabelo é lavado com xampu de limpeza profunda. Depois, o profissional aplica o produto, mecha a mecha. Em seguida, é feita a escova e a chapinha para selar a cutícula e garantir a total absorção do produto. O grande diferencial é que o cabelo pode ser lavado no mesmo dia.
Duração: Trata-se de um efeito temporário que sairá em, no máximo, quatro meses.
Conheça os tipos mais comuns de alisamento
O relaxamento só alisa cabelos ondulados. Nos crespos, a técnica gera cachos soltos e definidos.

 Relaxamento

Indicação: Cabelos armados, crespos e com frizz. É recomendado, principalmente, para quem tem cabelo afro ou volumoso.
Resultado: Os crespos e armados ficam com cachos mais soltos e bem definidos, além do volume reduzido. Os ondulados ficam lisos.
Princípio ativo: Pode ser o tioglicolato de amônia, o hidróxido de guanidina ou de sódio.
Etapas do tratamento: É semelhante ao alisamento, mas é um processo menos agressivo aos fios. O relaxamento resulta numa aparência mais natural. O cabelo é lavado com xampu antirresíduos e, em seguida, aplica-se o produto nos fios, mecha por mecha. Depois do tempo de pausa o cabelo é enxaguado e lavado com xampu neutralizante. Por fim, é só secar.
Duração: O efeito dura de seis a oito meses. Mas, conforme o crescimento dos fios, pode-se retocar a raiz.

Alisamento fotônico

Indicação: Todos os tipos de cabelos.
Resultado: Os ondulados ficam lisos e com balanço. Os crespos e armados perdem volume.
Princípio ativo: A escova fotônica possui hidróxido de amônia ou tioglicolato.
Etapas do tratamento: Após a lavagem com xampu de limpeza profunda, o produto é aplicado nos fios. A luz fotônica, de cor azul, potencializa a absorção do princípio ativo. “Ao contrário das outras técnicas, este alisamento não altera a estrutura interna do fio”, explica Guilherme. Durante o processo, é feita uma nanoqueratinização, que repõe queratina e reconstrói a fibra capilar, deixando o cabelo brilhante e macio.
Duração: O efeito é definitivo, e só precisa fazer retoque de raiz a cada quatro meses.

Fique atenta

É proibida pela Vigilância Sanitária a concentração acima de 0,2% de formol no composto de produtos para alisamentos. Nunca se esqueça de se informar com um profissional sobre o assunto, pois o excesso do formol pode prejudicar seus cabelos e a sua saúde.
E aí, gostaram? Beijoos!!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários